As nossas casas são a nossa extensão! Quem olha para a sua casa como mera matéria, estará a descurar todo um potencial de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal, já que tudo é energia! Sim, tudo mesmo! A casa, os móveis, o carro, os objetos… tudo isso é energia e tudo isso emite uma energia!

Perceber que a tua casa é o teu espelho, e tu és o espelho de tua casa, é já um bom principio para uma boa reflexão e tomada de consciência da forma como, 1º vivemos e tratamos o nosso corpo, 2º a forma como vivemos e tratamos a nossa casa.

Em Feng Shui identificamos, estudamos e percebemos as várias áreas de vida espelhadas em nós e na nossa casa. Fazêmo-lo de variadas formas, com vários métodos e também através do famoso quadrado mágico, o Baguá! Torna-se redutor conhecer a ferramenta e simplesmente mudar objetos de sítio, modificar cores e alterar o local dos móveis! Tudo obedece a um entendimento do fluxo de chi (energia), dos ciclos da Natureza, do yin e yang, e acima de tudo, do Sentir! Sentir a casa, sentir as várias dimensões da vida no corpo e na casa!

Como estão os teus relacionamentos? Como está o teu trabalho? Tens sucesso? Sentes-te reconhecido/a? E a tua saúde? Acreditas que és merecedor de riqueza e abundância?

Todas estas questões são respondidas dentro de ti e estão espelhadas na tua casa!

 

É preciso salientar que uma consultoria em casa ou espaço de trabalho, tem em conta um estudo variado e completo de todas estas dimensões, sendo um trabalho único e individual, pois cada casa é uma casa e todos somos seres únicos! Contudo, há pontos que podes começar desde já a ter em conta para teres um espaço equilibrado e energeticamente harmonioso:

1- Destralhar (Tudo o que é velho, partido, tudo o que já não usas, tudo o que não gostas, deves retirar de casa; desfazer do velho para abrir espaço ao novo)

2- Arejar a casa e ter plantas (para que o chi flua, abre todos os dias as janelas e deixa o ar circular por uns minutos, no mínimo; o uso de plantas em casa é extremamente benéfico, tanto pela renovação do ar, como pelas propriedades curativas e desintoxicantes

3- Organização e arrumação (sabem aquela sensação boa quando tudo está organizado, limpo e arrumado? Uma casa organizada, arrumada e vivida é uma casa feliz; quando arrumamos os nossos armários, arrumamos também o nosso interior; uma casa caótica atrai energia densa, problemas de várias ordens que são manifestados na própria casa e, no corpo e saúde dos seus habitantes)

4- Estar e sentir a casa (ao ritmo frenético que vivemos e quase em piloto automático, não vivemos as nossas casas, os nossos espaços… nem sequer sentimos uma conexão com esta nossa extensão. Permitirem-se estar e sentir a vossa casa é um caminho em direção a um maior auto conhecimento e consequentemente ao entendimento de várias questões que possam estar a acontecer na vossa vida)

5- Agradecer! (a nossa casa é o nosso porto seguro, é suposto que seja! Já agradeceste por teres casa? Por teres tudo o que tens? Já agradeceste por ter água, luz, roupa, cama, comida…e a lista continua… quando agradecemos abrimos espaço para receber mais bênçãos do universo)

A nossa casa é o nosso espelho…começar por entender e integrar este pensamento vai levar-te a uma tomada de consciência elevada, do teu papel na tua casa e o papel da tua casa em ti! Começa por aí… e junta-te a mim para mais informações sobre este e outros temas, sempre com o objetivo de crescer e expandir a consciência para uma vida mais plena e feliz!

 

Inês Sousa

Partilhar este artigo...