Com frequência ouvimos falar do pensamento positivo e da crença de que o pensamento positivo é tudo e muda tudo… É claro que quando temos padrões de pensamento maioritariamente positivos, tendemos a obter melhores estados emocionais e melhores resultados até! No entanto, quando as crenças de base das pessoas são limitadoras, castradoras e pobres, forçar-se a ter um pensamento positivo por si só, não terá grande resultado… poderá eventualmente tornar-se mentalmente desgastante!

É preciso saber sim, se és uma pessoa que tendencialmente vê o copo meio cheio ou meio vazio…

Normalmente as pessoas ricas focam-se nas oportunidades, e o termo “ricas” não tem necessariamente que ver com questões monetárias, muito embora, possa estar tudo interligado! Importa mais analisares se nos teus desafios maiores e menores, tens por hábito enumerar os obstáculos, o que pode correr mal, os riscos associados, antecipar todos os cenários com foco no negativo… Para onde se dirige o nosso foco, flui a energia, portanto, parece lógico afirmar que se estás focado/a nos obstáculos o que vais atrair e ver com mais frequência, são… obstáculos! Já te aconteceu comprares um carro de determinada cor, e de repente começas a ver imensos carros iguais ao teu? Parece estranho… no entanto, esses carros sempre existiram e sempre estiveram lá, o teu foco é que mudou tudo! Percebes como é importante em cada situação da tua vida focares nas oportunidades?

Não estou a sugerir que ignoremos as dificuldades, desafios e ameaças, estou a sugerir que mudemos a programação mental limitadora que nos bloqueia e limita! Estou a sugerir que perante toda e qualquer situação, encontres as oportunidades e consigas, com entusiasmo, lidar com os riscos e com os obstáculos associados a essa situação! Estou a sugerir que vejas o copo meio cheio, que tenhas a capacidade de, no meio do caos, encontrar a oportunidade de crescimento, a aprendizagem, a lição positiva, a utilidade dessa experiência, desse desafio, dessa situação!

Assim, desafio-te a encontrares duas oportunidades em todo e qualquer contexto que te depares nas próximas semanas! É importante analisar todos os factores, no entanto, antes de apontares os obstáculos, procura as oportunidades dessa situação, dessa conversa, desse acontecimento, desse sentimento, dessa emoção, desse desentendimento, desse desafio, desse contratempo…

 
 

Partilha comigo os resultados :)

Partilhar este artigo...