Depois do maior período de recolhimento que é o inverno, onde nos protegemos do frio, onde nos colocámos em resguardo e onde temos a oportunidade de contactar mais diretamente com o nosso interior, connosco mesmos, (e como é necessário este contacto)…começamos a sentir que os dias estão maiores, já temos mais luz…e uma vontadezinha de pôr em prática o que andámos a trabalhar e delinear cá dentro durante todo o inverno.

É importante termos em consideração que, antes de chegar a primavera, (a minha época de eleição), passámos por um pequeno período de transição, aliás, entre todas as estações, existe um período de transição! Hoje vou falar-vos sobre o que podemos fazer nestes períodos de transição para que possamos viver a próxima estação em pleno!

É importante sabermos enraizar e estar centrados no momento presente! Enraizar não é mais do que a atenção plena neste momento, viver aqui e agora! Para quem tem dificuldade em se centrar, pode fazer o exercício simples e muito eficaz de se descalçar e caminhar assim mesmo! Em casa, no jardim, onde quiser! Liberte-se um pouco dos sapatos e ande descalço/a…o facto de sentir o chão/terra de baixo dos pés, vai ajudá-lo/a imenso a centrar-se!

Os períodos de transição que acontecem um pouco antes de cada estação, servem para isto mesmo, centrar e ter uma maior consciência do que queremos para a temporada vindoura! Aconselho, nestes períodos, fazer uma limpeza em casa e nas gavetas da “tralha” para que possamos seguir mais leves e desimpedidos para o que se avizinha! Ao fazer estas limpezas, não deixa acumular coisas que não lhe trazem beneficio nenhum e ao mesmo tempo, abre espaço para o novo entrar! Existem muitos momentos durante o ano em que podemos fazer grandes limpezas, e o momento que decidir fazê-lo, será sempre um ótimo e o melhor momento! Quando fazemos algo porque faz sentido para nós, naquele dia, naquele mês, naquela hora, é porque é o mais acertado! Faça o que lhe fizer mais sentido!

Existem alguns alimentos mais indicados para as épocas de transição, segundo a Macrobiótica! Deixo aqui algumas sugestões para quem quiser experimentar e entrar na primavera em grande!

Alimentos no período de transição: Millet, abóbora, cenoura, cebola, batata-doce, milho, lentilhas, avelãs e clementinas. Existem mais e variadas formas de introduzirem estes alimentos às vossas refeições! Para saberem como, basta pesquisarem um pouco sobre a Macrobiótica e encontrarão um mundo de possibilidades!

Façam boas refeições, boas reflexões e organizem-se para darem as boas vindas à primavera, onde vos vai ser pedido que renasçam e desabrochem com leveza e muita alegria, como é o processo natural da estação! :)

 

Partilhar este artigo...